terça-feira, 1 de março de 2011

O Nacionalismo Musical no Brasil República

            O Nacionalismo Musical foi um movimento universal ocorrido no final do Séc. XIX e início do Séc. XX. Vários países, principalmente os europeus, começaram a produzir e consumir música nacionalista ou folclórica.
            No Brasil não foi diferente, vários compositores brasileiros começaram a compor peças baseadas na cultura brasileira, mas foi difícil a aceitação por parte do público.
Nepomuceno teve sempre a preocupação das coisas brasileiras. Entoava canções do Norte e colecionava versos populares – estava destinado a convencer o público e a crítica brasileiros das qualidades da língua e do populário de nosso país. (Vasco Mariz, 2005)
Grande parte da cultura musical brasileira veio dos escravos. A Abolição da escravatura deu-se no Brasil apenas em 1888, o que resultou em um grande preconceito em relação à música dos negros por parte da sociedade elitizada do Brasil. Os brasileiros mais abastados recebiam grande influência da música clássica européia e desprezavam tudo o que pudesse vir do povo.
            Atualmente as músicas que fazem sucesso são as músicas das camadas mais baixas da sociedade. Mas em 1920 o samba, por exemplo, não era recebido com bons olhos.
... “os preconceitos pós-coloniais atrasaram sua consagração entre nós”. (Vasco Mariz, 2005). Só a partir da Semana da Arte Moderna, em 1922, que a música de caráter nacional começou a ter reconhecimento.

Bibliografia
MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2005. 

0 comentários:

Postar um comentário